SOBRE

A JHM é uma empresa de pesquisa e consultoria especializada em Economia Ilícita, nos dedicamos a apoiar empresas e órgãos públicos no planejamento e controle de riscos e problemas criminais provocados pela atividade de mercados ilícitos, tais como contrabando, falsificação, roubo e furto de carga, tráficos, entre outros tipos penais relacionados ao problema.

Atuamos de forma cientifica, monitorando a incidência de fenômenos relacionados ao risco e a vitimização de pessoas, empresas, atividades e locais, que resultem em informações e conhecimentos que ampliem a capacidade da sociedade e do mercado em controlar as ameaças a vida e ao patrimônio. Nossos métodos e expertises foram desenvolvidos a partir da confluência de três fluxos de trajetória técnica do nosso fundador, João Henrique Martins: a trajetória policial, acadêmica e empresarial.


TRAJETÓRIA POLICIAL

Policial Militar de São Paulo por 15 anos, foi oficial de Inteligência entre 2005 e 2013, no Centro de Inteligência da PM paulista, atuou nas áreas de gestão de crises, análise criminal, sistema prisional e crimes transnacionais. O período coincide com a eclosão de crises relacionados as facções criminais a partir dos presídios, e o planejamento dos grandes eventos, o que permitiu o desenvolvimento de métodos e modelo de análises para suporte em nível estratégico da segurança pública. Possui três condecorações, 1 por ação operacional e 2 por ações de suporte de inteligência. É Oficial da reserva desde 2015.

Professor de disciplinas relacionados a Inteligência e políticas de segurança, nos cursos técnicos de Inteligência da PM, graduação e pós graduação na Academia do Barro Branco e nos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Superior de Polícia (CSP) que capacitam Oficiais e Delegados a assumirem postos em nível estratégico em suas instituições.


TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo (2009), onde desenvolveu pesquisa sobre o impacto da criminalidade contemporâneo no desempenho das agências de segurança pública em Nova York/EUA, Bogotá/COL, estados de São Paulo e Minas Gerais nas décadas 90 e 2000. Qualificou-se em Métodos Quantitativos de pesquisa aplicada a Ciências Humanas pela UFMG (2008).

Pesquisador associado de política de segurança do Núcleo de Políticas Públicas da USP, desde 2010, atuou em pesquisas sobre desordem criminal, redes criminais e mercados ilícitos. Conferencista convidado do Instituto de Relações Internacionais (IRI), sobre mercados ilícitos transnacionais e redes criminais e foi professor de Segurança Internacional e Metodologia de Pesquisa na Universidade Anhembi Morumbi, entre 2013 e 2106.


TRAJETÓRIA EMPRESARIAL

Pesquisador corporativo e consultor de segurança desde 2013, atualmente lidera o projeto Censo de Mercados Ilícitos Transnacionais, para o período de 2018-2020. O projeto prevê a produção de informações estratégicas entre a tríplice fronteira e o estado de São Paulo como medida de apoio ao controle dos mercados ilícitos transnacionais e redes criminais. Foi selecionado como um dos 31 projetos de impacto, dentre 157, pelo Expert Council Phillpis Morris Impact, formado por especialistas em segurança, economia e direitos humanos, que atuaram em governos dos EUA e França, Tribunal Penal Internacional e em organismos como ONU, UNODC, IACA e EUROPOL.

Foi consultor da Diretoria da FIESP sobre segurança pública e sistema prisional, entre 2014 e 2018. Idealizou e estruturou o Observatório de Mercados Ilícitos da FIESP, como política antimercados ilícitos da entidade. Produziu os Anuários de Mercados Ilícitos de 2016, 2017 e 2018, de mapeamento e análise da atividade ilícita em setores industriais de SP e a 1º Pesquisa de Vitimização da Indústria no país, estado de São Paulo, em 2016, 2017 e 2018.